Um inovador com medo do próximo ano

Experience

A experiência não tem nenhum valor ético, é simplesmente o nome politicamente correto que damos aos nossos erros. É a forma que nos confortamos coletivamente, contudo nos escondemos de nós mesmos.

Inovar é uma questão de sobrevivência, de fidelizar a si mesmo como uma história que valerá a pena ler. Inovar é a manutenção de seu negócio, é reinventar para tornar longínquo. Inovar não é uma experiência, é uma experimentação.

Se errar faz parte, isso é uma longa discussão, que talvez encontre poucos pontos em comum no final. Cada um erra sempre do mesmo jeito, porém cada um à sua maneira. Por isso, não se aprende muito com o erro dos outros, penso que isso é uma lenda.

Como todo animal tenho a tendência por buscar serotonina, minha química para a estabilidade. Isso não funciona para inovação. A cada crise, busco o retorno ao ponto de equilíbrio, ou seja, uso toda uma inteligência e esforço para chegar ao mesmo lugar, já alcançado em algum momento passado.

(escrevi este parágrafo em primeira pessoa para que ninguém se sentisse ofendido, porém você sabe que relato mais do que a mim mesmo)

A cada crise há uma oportunidade escondida de fazer diferente, é como uma advertência de que podemos dar mais e por isso tivemos que perder para reconquistar. Depois, sentamos numa poltrona confortável e refletimos sobre a experiência que acabamos de viver.

Ficamos tão acostumados com crises e retornos ao ponto de equilíbrio, que inventamos mentiras particulares e as chamamos de inovação. Na verdade, não inovamos, apenas fazemos o que somos treinados para suportar. Inovar é mais, eu sei, você sabe, mas nós fingimos que não sabemos.

Inovamos procurando ideias fora, porém, as verdadeiras ideias estão unicamente dentro. Procuramos textos, exemplos, casos de sucessos e qualquer coisa que nos pareça inspirador. Tudo bem que imitamos do nosso jeito e isso é, de certa forma, original, mas não é essencialmente inovador.

Só podemos dar uma opinião imparcial sobre as coisas que não nos interessam; sem dúvida, por isso mesmo, as opiniões imparciais carecem de valor. Se falamos sim — ou — não, já é uma intenção. Isso não nos fará ultrapassar o determinismo previamente estabelecido.

Acredito que temos que inovar no próximo dia, todos os dias do próximo mês, de pequeninas experimentações à adaptabilidade honesta da conclusão. Quero construir diversamente, aprendendo com todos que qualifiquei para me ajudar nesta jornada e evoluir responsavelmente sozinho. Só se aprende coletivamente, só se evolui individualmente.

Eu quero transformar meu medo em dopamina, a química que preciso para inovar. Afinal, uma ideia que não seja perigosa não merece ser chamada de ideia inovadora.

É assim que acreditamos que será o amanhã, pelo menos, dentro da nossa FCAMARA.

No Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Inovação
Inovação exponencial e o líder inovador

Matemática exponencial foi provavelmente a primeira imagem na mente do meu leitor imaginário quando leu inovação exponencial. Algo como simplesmente crescer os resultados em múltiplos periódicos muito acima da média de mercado tradicional. Esta compreensão é incompleta, limitante e certamente induz ao erro de liderança. Buscar desenfreadamente o crescimento dos …

Inovação
Como funciona isso que chamam de inovação disruptiva

A diferença entre a mediocridade e a magia é bem simples: no primeiro caso tenha um time que você precisa exercer um controle demasiadamente rígido. Para o segundo deixe que o time corra riscos e provoque-os criativamente. Como podemos adivinhar que algo dará certo no futuro? Um time “inovador disruptivo” …

Disrupção
A medida da inovação disruptiva

Tantas coisas em volta buscando um novo centro. A transformação digital que assombra as indústrias, que consequentemente estão assustadas em ter sua imagem associada com “empresa falindo por falta de inovação”. Somando isso a dita quarta revolução industrial, somando isso a nova palavra da moda conhecida como “disrupção”, afinal — do que …